A Psicopedagogia tem como enfoque a geração de estratégias, teóricas integradas às práticas, que favoreçam os profissionais com esta especialidade em entenderem e intervirem nos processos de ensino e aprendizagem cada vez mais complexos, considerando o nosso contexto sócio-histórico com as questões emergentes, entre elas: as violências contra as crianças e adolescentes, a saúde mental deste mesmo público, o uso das tecnologias. Os estudos nesta área oferecem diversos recursos técnicos para avaliações e intervenções, seja na vertente clínica ou institucional, com diversos atores em contextos variados, como: o escolar, o organizacional, o institucional, o hospitalar. Este profissional pode, por exemplo, contribuir com o desenvolvimento de competências socioemocionais de diversos atores institucionais e organizacionais, incluindo estudantes, docentes e lideranças, indo de encontro com as tantas violências relatadas e mesmo observadas nestes cenários e na sociedade em geral, assim como pode trabalhar com a consolidação de competências de profissionais para atuarem dentro de práticas mais inclusivas. Pode ainda viabilizar o processo de aprendizagem formal de crianças e adolescentes em situação de hospitalização. Assim, a Psicopedagogia traz vastas possibilidades de contribuições para indivíduos, grupos e comunidade. É uma área com possibilidades transdisciplinares e, efetivamente com demandas multiprofissionais, que integra saberes da pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, direito, assistência social, medicina, entre outros.
Além da grade curricular, o curso possui estágio.
INSTITUIÇÃO NOTA MÁXIMA NO MEC - ⭐⭐⭐⭐⭐
Investimento: 18 x R$ 530,00
________________________________________________________
Consolidar competências de avaliação e intervenções psicopedagógicas, na perspectiva da psicopedagoga clínica e institucional, em diferentes contextos, como o escolar, organizacional, institucional, hospitalar.
As aulas serão realizadas com o enfoque na integração da teoria com a prática para a atuação na área de Psicopedagogia. Será, assim, realizada a partir de metodologias ativas, que tragam características de oficinas, para o protagonismo dos estudantes e exercícios práticos. Serão usadas técnicas de ensino como: aulas expositivas horizontais e dialogadas, estudos de casos, vivências, dramatização, role playing..
Psicólogos, Fonoaudiólogos, Pedagogos, e outros profissionais com licenciatura.
Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), psicoterapeuta, escritora, docente e coordenadora do curso de Psicologia do UniBrasil Centro Universitário. É especialista em Psicopedagogia. Mestre e doutora pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre e Doutoranda em Educação pela UFPR. Pós-graduada em Neuropsicologia e Neuroimagem, além do título de Especialista em Psicologia Escolar/Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia. Psicóloga Escolar/Educacional.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba, de História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É especialista em Psicopedagogia e em Psicopedagogia Hospitalar.
Psicólogo pela Universidade Tuiuti do Paraná, especialista em Psicologia Corporal pelo Centro Reichiano de Psicoterapias Corporais, e em Neuropsicologia pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão – IBPEX. Mestre em Psicologia Social Comunitária.
Doutora em Educação pela UFPR, mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, graduação em Psicologia e em Pedagogia. É especialista em Arteterapia, em Fundamentos do Ensino das Artes e em Psicologia Analítica. Possui Formação em Terapia Familiar e de Casal Sistêmica.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é pedagoga do Complexo De Hospital de Clínicas UFPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. Atua como pedagoga do Complexo De Hospital de Clínicas UFPR
Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre e Doutora em Ciências, na Área de Concentração em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP- RP) e Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa.
Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona (UB), Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Fez Formação de Professores para a Educação Especial pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA). ''
ESPECIALIZAÇÃO 2024 - 1
A Pós-graduação do UniBrasil conta com as mais diversas opções em cursos de especialização para você que deseja encontrar um propósito para sua vida profissional. Aqui você encontra uma instituição de ensino superior preparada para os novos desafios do mercado de trabalho e uma excelente infraestrutura.
Atendimento: Segunda a sexta, das 09h00 às 18h00
Rua Konrad Adenauer - Tarumã, Curitiba - Paraná, 82821-020
Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.